Tutorial – Exemplo de Como Montar uma Tabela Salarial

A maioria das empresas ou comerciantes possuem dificuldade em montar sua tabela salarial, diante disso, preparamos um tutorial, com exemplo de como montar uma tabela salarial.

Para criar sua tabela salarial é preciso ter algumas informações básicas como definir as atribuições, assim como as autoridades e responsabilidades de cada cargo.

Diante disso, é preciso estabelecer uma estrutura salarial conforme a estratégia da empresa, através disto é possível implantar sistemas de incentivo para que compense o desempenho individual, ou seja, é preciso que apresentem oportunidades e até uma remuneração que motivem os empregados para melhorar a produtividade.

Como Montar uma Tabela Salarial

Para criar uma tabela correta também é preciso durante a implantação definir a finalidade, além de criar condições para um melhor aproveitamento dos recursos da empresa, com isto é possível criar uma política na hora de definir a tabela salarial.

Equilíbrio Interno

Com isto é preciso que cada empregado seja renumerado levando em consideração seu cargo em relação aos outros cargos da empresa.

Equilíbrio Externo

Esta finalidade permite renumerar os empregados conforme o nível competitivo do mercado de trabalho.

Plano de Cargos e Salários

A elaboração da tabela salarial é feita por meio dos:

  • cargos analisados;
  • descrição de cada cargo ou função;
  • tabelas de cargos, suas classes e respectivos salário;
  • progressão de níveis dentro de uma mesma faixa salarial;
  • progressão de uma faixa salarial para outra;

Cargos e fatores de avaliação

Todos os cargos possuem pré-requisitos que podem diferenciar do outro e como consequência influenciar o valor do salário, portanto, na hora de definir o salário é preciso basear-se em:

  • No conjunto de cargos específicos da empresa, ou seja, à espécie de trabalhos a serem avaliados;
  • Classificação gerada pela natureza e agrupamento dos cargos;
  • No grau de complexidade do negócio e da qualificação e níveis de entrega da mão-de-obra;

Estes fatores podem contribuir com o processo de avaliação e devem ter como análise:

  • Requisitos mentais – composto por escolaridade, experiência, complexidade, habilidade analítica, criatividade, precisão, precisão, julgamento e iniciativa e planejamento.
  • Requisitos Físicos – composto por esforço físico, habilidade manual, fadiga mental/visual, concentração, monotonia, pressão do trabalho e pressão emocional.
  • Responsabilidades – composto por material, por ferramentas e equipamentos, por erros, por valores, por contatos, por subordinados e por dados confidenciais.
  • Condições Ambientais – composto por riscos do local de trabalho, risco do ambiente, riscos externos.

 Pesquisa salarial

tutorial-como-montar-uma-tabela-salarial-pesquisaIsto também é outro fator que influência durante a montagem de uma tabela salarial, com isto por meio da pesquisa salarial, a organização consulta outras empresas que possuem os mesmo cargos ou ainda atuam nestas áreas de serviços ou produtos, além disso, é preciso que elas estejam localizadas na mesma região da consultante assim é possível identificar os valores  médios de salário pagos a cada um dos cargos, requisitos para ingresso, benefícios concedidos etc.

Durante este processo é preciso sondar o mercado salarial constantemente para manter atualizados as práticas salariais e também os benefícios.

Definição da estrutura salarial

Após a análise de todas estas referências é possível como exemplo saber como montar uma tabela salarial, portanto, a empresa pode definir cada valor de acordo com o grupo ocupacional, assim é possível agrupar cargos cujos requisitos e os salários são idênticos ou próximos, podendo dividir as  estruturas salariais em:

  • Grupo ocupacional de nível básico: este cargo não existe muita escolaridade nem nível de primeiro grau, mas um baixo nível de especialização profissional. Neste grupo encaixa os ajudantes gerais, auxiliares de serviço, jardineiros, zeladores, recepcionistas etc.
  • Grupo ocupacional de nível médio: nesta opção é preciso colocar os cargos com mínima escolaridade de segundo grau, incluindo os cursos técnicos ou profissionalizantes, onde o salário ocupa um nível intermediário, portanto, os cargos podem ser de assistente administrativo, técnico de laboratório, técnico de segurança no trabalho, auxiliar de enfermagem etc.
  • Grupo ocupacional de nível superior: neste grupo os cargos são àqueles que exigem um diploma de curso superior, portanto, devido as necessidades de assumir cargos com funções mais complexas, os salários devem ser mais elevados, além de apresentar salários conforme a formação exigida do trabalhador, com isto encaixa os advogados, médicos, engenheiros, enfermeiros, químicos, cirurgião dentista, jornalista, nutricionista etc.

Através da definição dos cargos de todos os trabalhadores e com a pesquisa salarial é possível criar uma tabela salarial para a sua empresa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *